Novo Testamento ou Nova Aliança

 

        

        A Nova Aliança é algo que já existia nos planos de Deus desde a eternidade.

        Após  a morte e ressurreição de Jesus, registrado nos evangelho de Mateus, Marcos, Lucas e João, vemos o nascimento da igreja 50 dias após a Páscoa, isto é, no dia de Pentecoste.

        Os fatos ocorridos nos evangelhos possuem alguns pontos diferentes na sua narrativa.

        Durante a vida terrena de Jesus, ele esteve rodeado por inúmeras pessoas. Das mais diferentes classes sociais. Pobres e ricos. Mestres e leigos. Pescadores e publicanos. Alguns deles realizaram o trabalho de registrar os passos que o Nazareno realizou.

        Sendo assim, o relato não foi idêntico, mas ouve complemento de um para com o outro.

        Como por exemplo:

        Do nascimento de Jesus, a visita dos magos, a fuga para o Egito, a matança do inocentes e a volto do Egito, segue esta ordem segundo o Evangelho de Mateus do capítulo 01 e versículo 18 até o capítulo 02.

        Já o Evangelho de Lucas no capítulo 02 apresenta o nascimento de Jesus, os pastores de Belém, a circuncisão e apresentação de Jesus e o relato de Simeão e Ana, onde algumas dessas informações não estão em Mateus. 


        Na sequencia o livro de Atos, e que o mesmo é chamado de Atos dos apóstolos, mas que muito bem poderia ser e pode ser chamado de "Atos do Espírito Santo", pois vemos claramente o agir e guiar do Espírito na vida da igreja, como por exemplo:

        "Na verdade, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: 29Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Bem vos vá." (Atos 15:28,29)

        Depois na sequencia dos livros do Novo Testamento, que ao todo são 27, chegamos a carta de Paulo aos Romanos até a carta para Filemon, chamadas cartas paulinas, importantíssimas informações para a igreja e para a história em geral. Neles encontramos informações esclarecendo o sacrifício de Jesus, mostrando o cumprimento de profecias do Antigo Testamento, bem como orientações para o bom andamento do corpo de Cristo.

        Na sequencia temos as cartas gerais de Hebreus até III João, repletas de profundas revelações, como o caso de Hebreus, ou as cartas de João, que expressam o amor de Deus e que devemos expressar, caminhar e espalhar este amor.

        Por fim chegamos ao Apocalipse, o livro mais temido por séculos. O livro  das Revelações (Apocalipse) trás um escrita diferenciada, com muitos simbolismos e figura de linguagem, a primeira vista parece assustador, porem, quando estudamos de forma profunda e comparando com o todo a Bíblia, nos deparamos com textos profundos e que trazem alegria e conforto espiritual para aquele que crê, como diz João "Bem-aventurado 
aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo" (Apocalipse 1:3) (grifos meus). Pois nele mostra o amor e proteção de Deus pelo seu povo. Assim podemos crer que tudo o que Deus falou vai se cumprir, sendo assim vivemos em segurança e confiança, não nas coisa carnais, físicas e momentâneas (guerras, fomes, pestes, riquezas extravagantes, modas, etc).

        Portanto, aqueles que amam a Deus estão "arraigados e fundados em amor, podendo perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém!" (Efésios 3:18-21)


DS

Em Cristo e em amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário