Como ser um bom amigo

Amigos se ajudam.


Amigo, quem pode dizer que tem?
Aquela pessoa que chora com você, ou se alegra com você, mesmo que esse amigo não receba nada. Que lhe empresta sem se preocupar quando você irá devolver. Que te ouve em todos os momentos, mesmo não sendo ele um psicólogo formado. Caminha do teu lado, sem interesses. Te respeita, mas ao mesmo tempo chama a atenção. Quando você o convida para sair, ele vai mesmo que seja a pé, de ônibus ou metrô, carro novo ou velho (mesmo que precise, as vezes empurrar) o passeio vira motivo de piadas e risos. Em fim, não se importa, ele quer ir junto. 

Resumindo: o amigo nos dá força, coragem, animo, segurança, direção e tudo mais o que você achar que convém. Ele não se importa com nosso peso, nem raça ou cor, nem tão pouco com sua altura, não se preocupa se a roupa que uso é de grife, nova ou do brechó. Não sente inveja quando adquiro algo que ele não tem. O amigo ajuda o outro a crescer, mesmo que isso lhe custe as forças. Um grande amigo tira de si, se preciso for, para auxiliar seu amigo.
Mas existe um amigo que é insuperável. 
Não te abandona, nem te deixa a mercê.
Ama quando você chora ou sorri.
Se alegra profundamente quando é chamado pelo nome.
Não se importa se você o abandonar por um momento e quando precisa corre até ele.
Ele vai te receber de braços abertos.
Aliás. Vai te carregar no colo se preciso for. Bem a verdade é que ele sempre nos carrega no colo.
Por qual motivo?
A preocupação de não nos machucarmos, cairmos ou nos perdermos.
Mas onde posso encontrar um amigo assim?
O maior amigo que temos é Jesus Cristo. Deu a Sua vida para nos resgatar e nos salvar da condenação eterna. Ele sempre está ao nosso lado, não nos desampara e nem nos deixo sós.
Quer ser um bom amigo aprenda com Jesus e com a palavra de Deus.
Durante a angústia do amigo nasce um irmão.
Provérbios 17:17
17 - Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.

Quando socorremos alguém, nos tornamos amigos.
Lucas 10:25-37
25 - E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
26 - E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?
27 - E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
28 - E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás.
29 - Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?
30 - E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
31 - E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
32 - E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
33 - Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
34 - E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
35 - E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.
36 - Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?
37 - E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.

Amigo faz o que o outro amigo pede.
Se somos amigos de Jesus amamos uns aos outros como Ele nos amou.
João 15:11-17
11 - Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.
12 - O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
13 - Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
14 - Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
15 - Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.
16 - Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.
17 - Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.

Como é maravilhoso ter a certeza que temos um amigo inigualável, insuperável.
Que se preocupa e nos ajuda.
E além disso, nos ensina a sermos como ele é,  a amar como ele ama, sermos referencial nesta terra. Não para nos gloriarmos, mas para que o nome Dele seja glorificado.
De um amigo para outro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário