Antigo Testamento ou Velha Alliança

 

      

      O Antigo Testamento, também chamado de Velha Aliança é a parte da Bíblia Sagrada. 
     O quadro acima mostra a divisão na visão judaica, visto que o Antigo Testamento fora escrito por eles e para eles.
      Na visão cristã o Antigo Testamento é dividido em:
Pentateuco: Genesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
Livros históricos: Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester.
Livros poéticos: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cântico dos Cânticos. 
Livros proféticos em:
Profetas maiores: Isaías, jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel.
Profetas menores: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
Vale aqui resaltar que os profetas maiores e menores, não tem nada a ver com relação a grau de importância dos profetas ou dos textos, mas simplesmente o volume do conteúdo dos sues respectivos livros.

       Todos os livros expressão a palavra de Deus. Onde podemos encontrar orientações das mais diversas para o dia a dia, como em Provérbios e Salmos, sobre como proceder diante de problemas, ansiedade, fraquezas, lutas, etc. Exemplos de superação na história de Ester, ao enfrentar seus opositores para defender suas vidas, confiando totalmente em Deus, mesmo não sendo mencionado o nome do Senhor em todo o livro. A parte histórica nos surpreende quando os textos e suas histórias, são fortalecidos com pesquisas científicas e arqueologia,

      Existem argumentos sobre a falta de alguns livros que estão incluidos na Bíblia Católica, que são: Tobias. Judite. I Macabeus. II Macabeus. Sabedoria de Salomão. Eclesiástico (também chamado Sabedoria de Jesus, Filho de Siraque, Sirácida, Sirácide, ou Ben Sirá). Baruque (incluindo no último capítulo a epístola de Jeremias). Estes livros foram chamados de apócrifos.

      A resposta para isso é simples. 

      Não está incluído na Bíblia judaica, pois  aproximadamente em 250 a.C.,  reuniram-se na Ilha de Faros, próximo a Alexandria, um grupo de  72 anciãos com o objetivo de traduzir a Bíblia dos judeus para o idioma grego. Tradução esta que  durou 72 dias
      Esse grupo de anciãos entendeu que os livros citados acima, os apócrifos não possuem inspiração divina, e por esse motivo não foram incluídos na Bíblia judaica.

    Sendo assim, se os primeiros possuidores da Bíblia, rejeitaram tais livros, é sensato que o cristianismo também faça o mesmo. 

   Apócrifo: expressão para designar que uma obra ou fato ou  até mesmo uma obra, não tem autenticidade provada, com sua origem suspeita e até duvidosa. Também não possui origem conhecida, não tendo identificação ou assinatura.

    Voltando ao Antigo Testamento, nele encontramos porções fantásticas e maravilhosas. Além das palavras que nos fortalecem e orientam, encontramos suas profecias. Profecias estas que se cumpriram e se cumprem diante de nossos olhos. 
    Para poder compreender tais textos, devemos ler com humildade e em espírito de oração, pedindo a Deus que nos conceda iluminação diante da leitura. 

Quem foi Maimônides:

         "Moisés Maimônides (1138 - 1204) foi um médico, filósofo e teólogo judeu que formulou 13 princípios da fé hebraica: 1 - Deus Existe; 2 - Deus é único; 3 - Deus é espiritual e incorpóreo; 4 - Deus é eterno; 5 - A adoração é reservada somente para Deus; 6 - Deus se revelou através de seus profetas; 7 - Moisés foi o primeiro entre os profetas; 8 - Deus entregou suas leis no Monte Sinai; 9 - A Torah é imutável como lei de Deus; 10 - Deus conhece as ações humanas antes delas acontecerem; 11 - Deus recompensa o bem e pune o mal; 12 - O Messias vai vir; 13 - Os mortos vão ressuscitar. Estes 13 princípios dogmáticos foram objeto de diversas controvérsias dentro do mundo judaico." Fonte: Filosofia

    
    Portanto, LEIA a Bíblia, pois Deus tem palavras de amor para tua vida!

Maranata!

DS






Nenhum comentário:

Postar um comentário