terça-feira, 5 de janeiro de 2010

1º Trimestre de 2010 - Escola Bíblica Dominical - 2 Coríntios

(


Lição 1 de 03 de janeiro de 2010.
A defesa do Apostolado de Paulo
"Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também a nossa consolação sobeja por meio de Cristo" (2 Co 1:5)
Coríntios uma metrópole do século 1d.C., cidade histórica e libertina havia chegado a um alto grau de prosperidade. Nos dias de Paulo a cidade era um pólo de terrível e vergonhoso de idolatria.
Mesmo com diversas dificuldades, visíveis e invisíveis, Paulo não se cansa de pregar o evangelho da salvação.
Durante todo o 1º trimestre aprenderemos como Paulo se deixou gastar pela obra de Deus, como ele mesmo diz: "Eu, de muito boa vontade, gastarei e me deixarei gastar pelas vossas almas".
Tomemos o exemplo de fé e obediência, e nos gastemos na causa do mestre Jesus.


Lição 2 de 10 de janeiro de 2010.
O consolo de Deus em meio à aflição
"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda consolação" (2 Co 1:3)
As aflições nos ensinam a lidar com as circunstâncias e a depender inteiramente de Deus, nosso auxílio e consolo.
Atualmente muitos servos de Deus, influenciados pela teologia da prosperidade, acreditam que os crentes fiéis não podem experimentar aflições ou tribulações. Esta lição explicará que o crente fiel também sofre infortúnios.
Se você sente-se afligido, ou atribulado, permita que Deus traga consolo ao seu coração.
Lembre-se: se não experimentamos algo, não conhecemos o gosto, ou o odor, ou o peso, ou o cansaço, etc. Se não experimentamos, não teremos experiências; não tendo experiências, não saberemos como aconselhar, o que testemunhar, se é algo bom, ou ruim, se é pesado, ou leve, e assim por diante. Então aprenda a suportar as cargas debaixo da Graça de Deus. Deus não nos dá carga  que não possamos suportar.
Paulo escreve ao Filipenses 1:29 'Porque vos foi concedida graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele' ; 2 Tm 3: 12 'Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos'.


Lição 3 de 17 de janeiro de 2010.
A Glória do Ministério Cristão
"E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar o cheiro do seu conhecimento " (2 Co 2:14).
A glória do ministério cristão está na simplicidade e sinceridade com que se prega o evangelho e na salvação e edificação dos fiéis.
A verdadeira integridade se manifesta até quando falhamos, pois é preciso ser sincero para assumir a culpa e confessá-la. Geremias do Couto


Lição 4 de 24 de janeiro de 2010.
A Glória das Duas Alianças
"Porque, se o que era transitório foi para glória, muito mais é em glória o que permanece" (2 Co 3:11)
A glória da Antiga Aliança desvaneceu ante a glória superior da Aliança revelada em Cristo Jesus.
A Nova Aliança é uma providência divina pela qual Deus estabeleceu um novo relacionamento de responsabilidade entre Si mesmo e o seu povo.
Ao unir-se com seus irmãos em Cristo para perseguir um objetivo comum, você realiza muito mais do que faria sozinho. Evelyn Christenson


Lição 5 de 31 de janeiro de 2010.
Tesouros em Vasos de Barro
"Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós" (2 Co 4:7)
Embora sejamos frágeis, Deus nos usa para proclamar as Boas Novas e dá-nos poder para realizarmos sua obra.
O vaso é um utensílio geralmente de barro, frágil e  barato, muito utilizado no século I para conter substâncias líquidas ou sólidas.
Quando nos rendemos ao Senhor, Ele nos transforma paulatinamente em vasos valiosos.
A fraqueza do homem só serve para engrandecer a mensagem. Frank Carver


Lição 6 de 07 DE  FEVEREIRO DE 2010

O Ministério da Reconciliação
"E tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação" 
(2 Co 5.18).
Jesus, nosso Salvador, reconciliou-nos com Deus de maneira eficiente, através da sua morte vicária. Por meio desta reconciliação recebemos muitas bênçãos, uma delas é a garantia de que o Todo-Poderoso nos dará a vida eterna.
Palavra Chave:
Reconciliar
Do grego katallassō, sugere a ideia de trocar, mudar (neste caso específico, a inimizade com Deus está sendo trocada por relações pacíficas).

"Deus não só nos declara inocentes como nos conduz para perto dEle."
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal
Por meio de Cristo Jesus, nosso passado foi perdoado e nosso futuro está garantido.
Max Lucado
            A mensagem da reconciliação não prega o juízo, mas o perdão do Senhor.


Lição 7de 14 DE  FEVEREIRO DE 2010
Paulo, um Modelo de Líder-Servidor
"E nós, cooperando também com ele, vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão"
(2 Co 6.1).
O líder-servidor não age egoisticamente, antes serve ao povo de Deus com espírito voluntário e solícito.
Você é um cooperador de Cristo? Atualmente muitos querem exercer liderança, mas poucos querem servir ao Mestre e a Sua Igreja. Jesus, enquanto homem perfeito, é o nosso exemplo de líder-servidor. Certa vez, Ele declarou que não veio a esse mundo para ser servido, mas para servir (Mt 20.26-28). Paulo foi um homem que seguiu as pisadas do Mestre. Ele procurou servir a Jesus em todo o tempo. Mesmo sofrendo retaliação e rejeição de alguns, Paulo amou, liderou e serviu a igreja em Corinto.

Líder-servidor Individuo que, na moderna administração, é visto como o modelo ideal de liderança, pois, em vez de chefiar friamente, serve aos liderados de modo que constrange-os a trabalhar em prol do bem coletivo.
"O líder espiritual deve ter uma "boa reputação" entre os crentes e descrentes."
Gene A. Getz
Reconhecer-nos como vasos de barro é reconhecer a maravilhosa graça que nos foi dada.
            Se quisermos servir ao Senhor com inteireza de coração, precisamos seguir os passos de Jesus que foi, é e sempre será o modelo perfeito de líder-servidor. Ele viveu para fazer a vontade do Pai e servir a todos (Mc 10.45).

Lição 8de 21 DE  FEVEREIRO DE 2010
Exortação à santidade
"Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus"
(2 Co 7.1).
Através de uma vida de santificação e pureza, o crente separa-se das paixões mundanas, dedicando-se sacrificalmente ao serviço de nosso Senhor Jesus Cristo.
Todo crente compromissado com o Senhor deseja viver em santidade. A santificação é um processo, longo, é realizada paulatinamente por meio do Espírito Santo naqueles que a buscam com um coração sincero e puro. Paulo amava os coríntios, por isso, os advertiu a viver uma vida de santidade na presença de Deus. O apóstolo, com amor e zelo, advertiu os irmãos a respeito do jugo desigual e da parceria com os incrédulos.  Ele enfatizou o fato de que é preciso haver separação entre "luz e trevas", "justiça e iniquidade", "templo de Deus" e "templo de ídolos".


Santificação: Separação do mal e do pecado, e dedicação total e exclusiva a Deus.
Somente quando você se tornar um homem do Espírito é que deixará de ser um homem da carne
Bruce Wilkinson
Apesar de a relação entre Paulo e a igreja de Corinto ter sido estremecida, a inteireza da fé e a paciência do apóstolo contribuíram para que houvesse uma restauração entre ambos. Assim, após a operação do Espírito Santo na vida da igreja, Paulo pôde então dizer: Regozijo-me de em tudo poder confiar em vós (v.16).

Lição 9de28 DE  FEVEREIRO DE 2010
O Princípio Bíblico da Generosidade
"Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria" 
(2 Co 9.7).

A generosidade é um princípio que deve preencher o coração alcançado pela graça de Deus.

Vivemos em uma sociedade marcada pelo individualismo e o egoísmo, onde parece não existir mais lugar para a generosidade. Leia Tiago 1.22, e tente descobrir o que sua igreja, congregação ou outras organizações em sua cidade estão fazendo para ajudar os necessitados.  Tiago 1.27: "A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo".
Generosidade:  "Virtude daquele que se dispõe a sacrificar os próprios interesses em benefício de outrem".
"Você não pode dar mais do que Deus! Não importa o que dê a Ele, Ele sempre lhe dará mais."
Warren W. Wiersbe
"Dar ajuda aos pobres, era, e é, virtude tão grande no judaísmo assim como o é na grande exortação de Paulo aos coríntios (e a nós!) para que todos sejam generosos com os necessitados".
Lawrence Richards
    Filantropia sem generosidade não tem valor. A boa filantropia é aquela que baseia suas obras no princípio do amor, que supera todas as deficiências e nos torna úteis ao Reino de Deus. Gratidão e disposição para servir uns aos outros anulam a avareza e abrem as despensas de Deus com bênçãos espirituais e materiais (Ml 3.10).


Lição 10
07 DE  MARÇO DE 2010
A Defesa da Autoridade Apostólica de Paulo

"Paulo, apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus [...]"
(2 Co 1.1).
Sem a autoridade ministerial que recebemos de nosso Senhor Jesus Cristo, jamais conseguiremos desempenhar com eficácia o serviço cristão.

Paulo foi duramente provado. Se você é fiel ao Senhor e está enfrentando oposição, não desanime. Siga o exemplo da Paulo,. Não se exaspere, não deixe de realizar a obra que lhe foi confiada por Deus com amor e zalo. O inimigo desejava enfraquecer a Paulo e a sua liderança, impedindo a igreja de avançar. Ele também deseja fazer o mesmo com você. Não tente agir por sí mesmo, por esta é uma batalha espiritual.
Autoridade:  Poder divino conferido ao homem para liderar a Igreja.

Lição 11
14 DE  MARÇO DE 2010
CARACTERÍSTICAS DE UM AUTÊNTICO LÍDER
"Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo" 
(2 Co 11.2).
Um líder cristão autêntico é aquele que tem por objetivo maior servir a Deus e à sua Igreja. 
Líder:  Indivíduo que chefia, comanda e/ou orienta em qualquer ação.
Respeitar os limites alheios é uma atitude indispensável a um líder. Todo líder deve conhecer a medida certa de suas ações.  
O líder autêntico coloca o ato de servir acima dos interesses pessoais.
O padrão bíblico requer que os líderes aprendam a desenvolver atitudes de parcerias, de compartilhamento com seus liderados.

Lição 12
21 DE  MARÇO DE 2010
VISÕES E REVELAÇÕES DO SENHOR
"Em verdade que não convém gloriar-me; mas passarei às visões e revelações 
do Senhor"  
(2 Co 12.1).
As experiências espirituais são importantes, mas não devem ser o principal requisito para o reconhecimento ministerial de um obreiro.
"De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo". 
Apóstolo Paulo
O Espírito de Deus pode trabalhar e revelar a vontade divina através de sonhos e visões.
"Paulo considerava como maior glória para si os seus sofrimentos, enfermidades, prisões, açoites, fomes e perseguições".

Lição 13
28 DE  MARÇO DE 2010
SOLENES ADVERTÊNCIAS PASTORAIS
"Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos" 
(2 Co 13.5a).
Uma das responsabilidades pastorais é disciplinar a igreja com amor, a fim de que esta desenvolva-se espiritualmente sadia.
A defesa de Paulo tinha por objetivo provar à igreja que Deus era o seu Juiz, e que a sua comunhão com Cristo dava-lhe autoridade para falar e representá-lo na terra.
Os problemas de ordem moral exigiam uma postura firme. Caso contrário, as ações diabólicas para destruir a igreja não seriam neutralizadas. 
A disciplina deve ter sempre, como objetivo, edificar moral e espiritualmente as pessoas, e não destruí-las.




Dc. Diógenes Spartalis

Fonte: CPAD

2 comentários:

  1. Ola Diogenes,


    Graça e Paz!

    Vim conhecer seu espaço digital. Bom posts! A internet é um espaço precioso onde podemos falar de Jesus e discutir diferentes pontos de vista!

    Aproveitando, faço uma apresentação do meu blog:

    Genizah é um blog cristão diferente. Hilário e divertido, mas que não dispensa a seriedade na defesa do Evangelho. Uma mistura bem balanceada de humor, denuncia e artigos devocionais. No Genizah, você fica sabendo da última novidade do absurdário "gospel", mas também não falta material para inspiração e ótimas mensagens dos melhores pregadores. Genizah é um blog não denominacional apologético, com um time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

    Aguardo sua visita. Vamos nos seguir!

    Abraços em Cristo e Paz!

    Danilo Fernandes

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz!
    Vim conhecer seu Blog e quero te parabenizar pela bênção que pude ver aqui.
    Já estou seguindo.
    Venha dar a honra de sua visita no PASTORAGENTE.BLOGSPOT.COM e, se quiser seguí-lo, vai ser uma alegria para mim.
    Lá eu exponho da forma mais realista e divertida possível as situações, dúvidas e experiências de uma simples pastora como eu.
    Fique na paz e um 2010 abençoado para você e toda sua família.
    Abração!!!

    ResponderExcluir

Jesus...


O caminho, a verdade e a vida.

Bíblia Sagrada